Todos somos Guimarães
Participe com a sua ideia!
Início  >  Orçamentos em Curso  >  Propostas para Orçamento Participativo de Guimarães - 2018  >  DESPORTO PARA TODOS

DESPORTO PARA TODOS

A Câmara Municipal de Guimarães entrega mais uma vez a “voz”, o poder de decisão aos seus cidadãos. Esse testemunho de ampla democracia, o Orçamento Participativo tem-se revelado ao longo destes anos um passo importante para o estreitar de relações entre o povo e os seus governantes no que toca à concretização de obras de conforto descentradas, mais próximas aos pequenos núcleos populacionais. Nessa senda e no encalce das linhas maiores da Capital Verde Europeia, o meu pensamento recai sobre os espaços verdes frequentados, na sua utilização humano-ecológica, possibilitando esse ímpeto uma oportunidade única de se alcançar verdadeiros feitos.

Enquadramento:

Com o sucesso do projecto “Corredoura Lazer e Tradição” a população de São Torcato e comunidades limítrofes têm agora um local onde podem conviver, viver as suas tradições, praticar algum exercício físico, dedicar tempo de excelência às crianças num exterior ecológico-pedagógico salutar, essencial numa idade de aprendizagem para futuros cidadãos de um mundo tristemente comprometido. Contudo, creio faltar ainda equipamentos onde estas nossas gentes possam praticar desporto em equipa, no colectivo, uma vez que para poderem realizar este tipo de actividades mais abrangentes, a população tem que se deslocar até ao centro da freguesia e, os acessos não dispõem de vias seguras à deslocação de pedestres, além de que a distância é um obstáculo a toda uma faixa etária mais avançada. Tendo em conta estas e demais variantes de supra interesse e considerando o número abundante de população distribuído pela vasta área que este parque centraliza: São Torcato, São Cosme, Aldão, Rendufe e Atães, o investimento que proponho, irá, como se pode verificar, contemplar uma extensa área geográfica e demográfica, colmatando algumas das carências ao nível desportivo destas Freguesias periféricas do concelho de Guimarães.
Resumindo, a apresentação da proposta que de seguida sintetizo, é, no meu entender e no rogo das várias pessoas que tenho auscultado, essencial para o aproveitamento e usufruto sustentável do espaço verde de que ali se dispõe. Esta, enquadra-se nos requisitos estabelecidos pelo regulamento do Orçamento Participativo e converge com as teses defendidas para o desenvolvimento dos territórios através do cuidado pela mais-valia da usufruição. O projecto “DESPORTO PARA TODOS” pretende incentivar a prática desportiva, o convívio coletivo e por conseguinte promover a consciencialização ambiental na forma da imprescindibilidade de se valorizar o Verde como futuro incontornável da qualidade de vida do ser humano.

Memória descritiva dos investimentos a realizar

Para uma correcta orçamentação, importa discriminar os equipamentos e os trabalhos principais a realizar no Parque Desportivo:
Construção do Parque Desportivo;
Colocação de Tabela de Basquetebol;
Colocação de rede central e de proteção Lateral;
Colocação de Iluminação;

Esta é a proposta base que poderá perfeitamente ser “afinada” do ponto de vista técnico e que se estima não ultrapassar os 45.000€.

Consideração final.
Guimarães enfrenta o desafio nacional e transfronteiriço da afirmação global. O turismo na cidade Património da Humanidade tem-se mostrado rentável no presente, mas a aposta numa só linha é facilmente desconstruído por exemplos de famosos destinos mundiais. Hoje Portugal está na moda mas anteriormente estiveram outros e de certeza que no futuro mais estarão. Os locais mundiais de afluência turística são como tudo, modas, que se descobrem, esquecem-se e voltam a ser redescobertas e nesse meio... Aliás, não desmerecendo a mais-valia que o turismo é para qualquer país, são desde sempre as nações industrializadas, as que dão trabalho, produzem, as que proporcionam condições de vida estáveis e conforto aos seus cidadãos, as que contornam ciclos, que se mantêm invariavelmente inabaláveis sob o ponto de vista económico. E nesse incontestável contexto, todas as iniciativas proactivas são conciliáveis, nenhuma fórmula é absoluta, sendo toda a empresa que seja contributo de descentralização incrementadora, enraizando de indivíduos, criadora de condições vivenciais e não subserviências, providência de riqueza.
A afirmação peremptória do Berço da nação, passa indubitavelmente por toda essa diferencial captação. Pelo Património, pelo Património da Humanidade, pela Cidade mas também pelo Concelho, pelo inventado e reinventado mas sobretudo pelas pessoas do presente e do futuro. Guimarães vive-se e viver-se-á nas grandes obras do passado, mas só sobreviverá pelas pequenas emendas do presente.  O desporto é fundamental para a união e saúde da comunidade, com este projeto alcançaremos uma faixa de população sedentária e sem oportunidades para a prática de desporto. Julgamos pois esta ser uma oportunidade também de consciencialização para a prática do desporto, abrindo novos horizontes num meio pouco habituado a exercício físico e de convívio pois trata-se de um equipamento de prática de desporto coletivo também.   
Assim este projeto visa o reforço da união em torno do desporto, sem classes, acessível a todos e para todos.

Luís Miguel Guedes de Sousa
03-05-2018
Concelho de Guimarães

VOTE JÁ!


Caso não esteja registado:
Envie uma SMS para 4310 com o texto OPGMR p10 [NºBI] [Data Nascimento] aceito
Exemplo: OPGMR p10 123456789 19801203 aceito
A data de nascimento deverá estar no formato AAAAMMDD (ano, mês, dia)
Caso já se tenha registado:
Envie uma SMS para 4310 com o texto OPGMR p10 aceito
Topo

logotipo do OP Guimarães Município de Guimarães
Largo Cónego José Maria Gomes
4800-419 Guimarães
t: 253 421 200
e: op@cm-guimaraes.pt
f: https://www.facebook.com/OPGuimaraes

logotipo do Município de Guimarães
partilhar
Powered By WMOP