Todos somos Guimarães
Participe com a sua ideia!
Início  >  Orçamentos em Curso  >  Propostas para Orçamento Participativo 2015  >  Ecovia de São Torcato

Ecovia de São Torcato

“ Promover a circulação pedestre e de bicicleta, é uma forma de melhorar a qualidade ambiental, a qualidade de vida, a atividade para os turistas e a competitividade económica.” (Transportation Alternatives (s/d), Bicycle Parking Solutions: a resource for installing indoor bicycle parking, New York Metropolitan Transportation Council, www. Translalt.org)



No âmbito do Orçamento Participativo, apresento a candidatura do projeto “Ecovia de São Torcato” com vista a melhorar os recursos disponíveis na Vila de S. Torcato que se adequam à prática de atividade física da comunidade em exterior (independentemente da faixa etária), educando para a sustentabilidade ambiental.



Através de um diálogo aberto com os cidadãos locais e análise das suas práticas (atualmente dedicam-se a caminhadas em grupo, particularmente ao fim do dia, e passeios de bicicleta, mais ou menos organizados), facilmente se conclui que é de extrema importância o desenvolvimento de atitudes, competências e práticas cívicas seguras, que zelem física do praticante formal ou informal de atividades físicas e pela proteção da ecologia local. Nesse sentido, o desenvolvimento da “Ecovia de São Torcato” contribuirá para melhorar a qualidade de vida no concelho.

Pretende-se a valorização e recuperação dos antigos caminhos agrícolas entre a zona da Ponte da Corredoura e Mogege junto ao Rio. Nesse sentido, pretende-se:

Criação de percursos pedonais e/ou cicláveis com zonas de descanso e de picnic
Criação de diferentes pontos de interesse ao longo do percurso valorizando os recursos existentes como o denominado “Rio do Porto”.
Percursos interpretativos e educativos do património ambiental e cultural
Desta forma pretende-se uma maior proximidade dos utilizadores com a fauna e flora e igualmente o património cultural que constitui uma forte marca da vila de São Torcato.
Realização de atividades desportivas temáticas ao logo do ano (Caminhadas, Trail, Btt, Cicloturismo, Geocaching)
Complementar as atividades desportivas com atividades de saúde (rastreios auditivos, visuais, sanguíneos, etc…
Realização de peddy-papers ambientais destinados às comunidades educativas do vale de São Torcato e envolvendo o agrupamento de escolas
Complementar as atividades com a promoção da Rota dos Moínhos que constitui per si um percurso com provas dadas e que atrai um grande número de turistas.
Trata-se de um projeto para todas as idades e que envolve de uma forma … toda a população de São Torcato e das freguesias vizinhas.

O envolvimento das instituições locais será determinante e para tal a Rede Social (onde estão representadas as instituições e associações de todo o vale de são Torcato), é um parceiro imprescindível.

“O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.”
Madre Teresa de Calcutá

BRuno Miguel Coelho Magalhães
14-05-2015
Freguesia de São Torcato

Topo

logotipo do OP Guimarães Município de Guimarães
Largo Cónego José Maria Gomes
4800-419 Guimarães
t: 253 421 200
e: op@cm-guimaraes.pt
f: https://www.facebook.com/OPGuimaraes

logotipo do Município de Guimarães
partilhar
Powered By WMOP