A Câmara Municipal de Guimarães vem por este meio anunciar que as propostas vencedoras do Orçamento Participativo 2018 foram as seguintes: Desporto Para todos (50 mil euros); Requalificação dos Pontilhões entre Brito e Silvares (50 mil euros) e Projeto OfiSénior (25 mil euros) referentes ao Nível 1.
No Nível 2 as propostas vencedoras foram: Requalificação da Nascente do Rio Selho (31 mil euros); Escola de Saberes (42 mil euros) e Reavivar Memórias (36 mil euros). Informa-se que Nível 1 reporta-se a propostas em áreas de intervenção com população (Censos 2011) igual ou superior a 4 mil habitantes, em que existia um número mínimo de votos de 500. O Nível 2 reporta-se a propostas em áreas de intervenção com população inferior a 4 mil habitantes, em que o número mínimo de votos correspondia a 10% da população (Censos 2011), posteriormente ajustado em proporção.
O número de propostas no Orçamento Participativo 2018 foi superior ao do ano anterior, registando-se ainda um acréscimo de quase dois mil votos na participação dos vimaranenses.
Na sexta-feira, 9 de novembro, realiza-se uma sessão pública, às 14h30, na Casa da Memória, onde os proponentes vencedores apresentarão as suas propostas.
Foram apresentadas 13 propostas na área da Sustentabilidade Ambiental, 8 propostas na área do Voluntariado e Solidariedade e 6 propostas na área da Cultura, colocadas à votação entre 4 de Setembro e 4 de Outubro, através de SMS, Online e Voto Presencial.